Aonde alojar os livros:
Escolha um lugar arejado: É preciso haver circulação de ar. Quando isso não acontece, o ambiente acumula umidade, o que pode causar enrugamento do papel e atrair mofo e insetos.
Proteja o acervo da luz solar: Os raios ultravioletas, além de desbotarem as capas dos livros (quando em excesso), acabam por oxidar a celuloso do papel. Eles estão presentes na luz artificial, mas é a incidência dos raios solares que causa os maiores estragos.
Nunca guarde-os em caixas: Quando alojados dessa forma, os livros tendem a estragar com grande rapidez. Uma caixa é um lugar
escuro e abafado, ambiente propício para o acúmulo de
umidade e desenvolvimento de
mofo. Além disso, a caixa atrai visitantes indesejados como traças, cupins e outros
bibliófagos.
Dê preferência às estantes de metal: Certamente, esta não é a opção estética mais desejada para o interior de uma casa, mas é fato que as estantes de metal conservam melhor os livros. Estantes de madeira são sempre as preferidas dos insetos.
Como alojar os livros:
Coloque-os
sempre em pé, formando um ângulo reto com a prateleira, encostados uns nos outros
lado a lado. Use aparadores de livros, caso necessário.
Deixe sempre um
espaço vazio atrás dos livros - ou seja, entre os livros e o fundo da estante. Isso previne a ação da umidade e de agressores como insetos e mofo.
Deixe
espaços folgados entre os livros. Evite espremê-los uns contra os outros (o que acontece, por exemplo, quando temos pouco espaço e muitos livros). Os exemplares devem deslizar suavemente ao serem retirados da estante; caso contrário, o atrito acabará prejudicando-os a longo prazo.
Caso note que a umidade pode prejudicar seu acervo, use
sachês anti-mofo (um ou mais por estante).
Cuide para que as
prateleiras de sua estante não sejam muito finas: lembre-se de que os livros, juntos, são pesados.
Não guarde os livros
encadernados em couro junto com exemplares com capas de papel ou tecido.
Abra os livros com freqüência. O contato das páginas com o ar retarda a proliferação de microorganismos nocivos ao papel
O que não devemos fazer
Não dobre as páginas para marcá-las. Use marca-páginas!
De preferência,
não sublinhe à caneta esferográfica ou hidrocor. Use um lápis!
Evite encapar os livros. A cobertura plástica acaba enrugando com o tempo e, além de acumular sujeira, a sua cola resseca o papel original do livro.
Não restaure com durex! Em poucos anos, a fita adesiva fica amarelada e causa manchas marrons na página ou capa em que foi colada. Além disso, ela perde a cola depressa e o reparo se desfaz.
Procure
não guardar objetos dentro dos livros, como clipes, recortes, jornal, pétalas de flor, etc. Com o tempo, esses objetos provocam manchas nas páginas.
Não vire as páginas molhando o dedo na língua! A saliva pode atrair microorganismos que causam manchas nas folhas.
De preferência,
não tire fotocópias. Isso deixa os livros esgarçados, e muitas vezes faz com que as páginas acabem se soltando.
»Fechar«